Redução e Otimização de Custos na Nuvem

julho 10, 2023

Como reduzir e otimizar seus custos com a nuvem

A adoção da infraestrutura em nuvem tem se destacado como uma das principais tendências tecnológicas recentes. Ao migrar para a nuvem, as empresas podem desfrutar de uma série de benefícios atrativos, como escalabilidade, ampla gama de serviços disponíveis, recursos avançados de segurança e eliminação dos custos de manutenção de hardware. 

Além disso, oferece flexibilidade para pagar apenas pelos recursos utilizados e acesso às tecnologias mais inovadoras do mercado.

A transição para a nuvem tornou-se praticamente inevitável para as empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner, até 2025, estima-se que 85% das empresas iniciarão a utilização de operações em nuvem. Essa tendência reflete a crescente demanda por soluções ágeis, eficientes e adaptáveis às necessidades de negócios em constante evolução.

Um dos principais desafios na gestão de custos em nuvem e a dificuldade em rastrear e prever uso, levando a despesas imprevisíveis, impactando a administração da nuvem.

Atualmente, muitas organizações dividem a gestão de custos em nuvem entre equipes financeiras, de TI, DevOps e outros setores, que precisam compreender, gerenciar e otimizar esses custos.

De acordo com o Relatório da Nuvem 2023, elaborado pela Flexera, os gastos com nuvem pública ficaram acima do orçamento em uma média de 18%, acima dos 13% do ano anterior.

Além disso, os entrevistados estimam que 28% do valor mensal é desperdiçado.

Esses dados destacam a necessidade urgente de pensar em estratégias para otimizar a gestão de custos e conduzir as iniciativas em nuvem de forma mais inteligente e eficiente.

Principais impactos nos custos na nuvem

A adoção da infraestrutura em nuvem oferece diversos benefícios, mas é essencial estar atento para evitar negligenciar certos aspectos. Um processo de migração mal executado pode gerar custos imprevistos e impactos significativos nos custos da nuvem. Confira alguns exemplos desses desafios:

  • Escolha da plataforma de nuvem: Se uma empresa opta por uma plataforma de nuvem pouco robusta ou fornecida por provedores desconhecidos, ela corre o risco de enfrentar problemas de desempenho, falta de suporte técnico adequado, falta de serviços disponíveis e possíveis interrupções no serviço.
  • Migração sem organização e planejamento adequados: O processo de migração é extremamente sensível, o risco de migrar suas aplicações para a nuvem sem considerar as dependências, requisitos de segurança, desempenho, otimização e modernização de recursos, pode ocasionar diversos problemas de compatibilidade, exposição de dados sensíveis ou experimentar um desempenho inferior ao esperado.
  • Ausência de processos eficazes de administração e governança: Se não são definidos processos adequados para gerenciar sua infraestrutura em nuvem, encontram-se dificuldades para controlar os custos, permissão de acesso não autorizado a recursos críticos, gastos não autorizados ou atrasos na resolução de problemas operacionais.
  • Falta de ferramentas de monitoramento adequadas: Essa ausência aumenta significativamente o risco de não detecção de problemas de desempenho ou disponibilidade, podendo resultar na indisponibilidade do serviço, maior tempo de inatividade e impacto na operação. Além disso, reduz a possibilidade de identificação de recursos subutilizados, dimensionados incorretamente, identificação de recursos com uso excessivos e execução de processos desnecessários.
  • Deficiência na otimização de custos: A nuvem oferece várias opções para otimizar os custos e você não utilizar essas estratégias de otimização, poderá pagar mais do que o necessário.
  • Integração complexa: A integração entre sistemas legados e aplicações na nuvem pode ser complexa e desafiadora. A falta de integração adequada pode levar a problemas de interoperabilidade, dificuldades de compartilhamento de dados e interrupções nos processos de negócios.

Como a ST IT Cloud pode contribuir?

Lembre-se de que o processo de otimização de custos na nuvem é contínuo. O ideal é monitorar regularmente seu ambiente de nuvem, identificar áreas de melhoria e realizar os ajustes necessários para garantir que você esteja aproveitando ao máximo seus recursos, direcionando os seus esforços de forma eficiente, utilizando os serviços corretos da melhor forma possível, extraindo o máximo da plataforma adotada e reduzindo os custos no processo.

A ST IT Cloud possui a expertise e uma equipe  altamente capacitada para auxiliá-los durante todo o processo de migração para nuvem e após a conclusão desta etapa.

Além disso pode realizar um estudo completo do seu ambiente (on-premises ou cloud) ou da sua arquitetura atual (de Dados ou Machine Learning), planejar o processo de migração ou otimização, estruturar o novo ambiente e migrar/modernizar, seguindo as melhores práticas de migração, segurança e monitoramento.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções.

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Otimização de custos na nuvem
Cloud Migration

FINOPS no Ambiente de Nuvem

Maximizando o Valor dos Investimentos A computação em nuvem se tornou a espinha dorsal da infraestrutura de TI para empresas de todos os tamanhos e

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese